segunda-feira, 31 de março de 2008

A Dengue

O que é a dengue?



A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um viros da familia flaviridas e é trasmitida atraveis do mosquito Aides, Aegypti, tambem inflicada pelo viros. Atualmente , a denguue é considerada um dos prinçipais problemas de saudes publicos de todo o mundo.


Como é o mosquito ?

O mosquito Aedes aegypti é muito parecido com pernilongo comum .O Aedes é mais escuro e possue listra brancas pelo corpo e pelas patas . Tem o costume de atacar as pessoas de dia . v ive e se reproduz em ambientes com áqua limpa , proximos a habitação humana . Coloca seus ovos na parede de recepiente com áqua , como , vasos , pneus, garafas pet, etc.


Sintomas
  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dor nas juntas
  • Dor nos mùsculos
  • Fraquesa
  • Falta de apetite

Como evitar a doença?

Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins.Na hora de lavar o recipiente passe um pano grosso ou bucha nas bordas.Subtitua a água dos vasos de plantas por areia grossa umedecida.

Esvazie as garrafas sem uso.elas devem ser guardadas de boca para baixo,de preferência em lurgares coberto etc...

Tratamento

dengue não tem tratamento espesifico .

Quando não há dúvida que a pessoas tem dengue,na maioria das vezes o médico poder recomendar que o tratamento seja feito em casa,basicamente com anti-térmicos e reidratação oral que deve ser iniciado o mais rápido possível.As pessoas que apresente manifestações com patíveis com dengue. Beber o maior quantidade possíveis de liquido. Não é nessesário nenhuma dieta. Procurar alimentar-se normalmente.O

Nenhum comentário: